Pós-graduação é um diferencial para o currículo.
Curso dura cerca de dois anos e tem foco no mercado de trabalho.
Segue abaixo matéria do Jornal HOJE, e postada no G1:
A Sala de Emprego dessa segunda-feira (16) fala sobre a importância de continuar estudando depois de formado. Isso vale tanto para quem faz curso técnico ou faculdade. Um curso de pós-graduação traz bagagem, diferencial para o currículo e também pode trazer aumento de salário.
A analista de RH Milena Cordeiro se formou em psicologia há três anos e trabalha na área de recursos humanos. Ela decidiu continuar estudando e está fazendo pós-graduação: “Quando a gente se especializa, a expectativa é que a gente ganhe uma massa crítica maior para que a gente possa contribuir de forma positiva para a empresa”, afirma.
Os cursos de pós-graduação, especialização e MBA são cursos que duram, em média, dois anos, com o foco no mercado de trabalho. Já o mestrado, o doutorado e o pós-doc são mais para quem quer seguir na área de pesquisa ou na área acadêmica.
É uma conta simples: graduação mais especialização é igual salários melhores. Em Minas Gerais, quase 60% dos entrevistados em uma pesquisa disseram que passaram a ganhar mais depois do curso. O aumento no salário variou de 10% a 100%.O analista de mercado Luiz Felipe de Andrade acredita que vale a pena investir tempo e dinheiro nesses cursos: “As pessoas que já acreditavam em mim vêem meu empenho e estão de olhos abertos para me dar novas oportunidades daqui a um tempo”.
“Quando eles voltam para as organizações estão mais aptos a trabalhar com pessoas. Por si só se destacam nas organizações e ao se destacarem por consequência financeira ou mudança de cargo é uma consequência”, explica Silene Magalhães, gerente de especialização da Fundação Dom Cabral.
Pesquisa da Produtive feita com 400 executivos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil mostra a relação direta entre o salário e a capacitação. Quem tem a graduação ganha, em média, R$ 5.800. O salário quase dobra (R$ 9.306) quando o executivo tem pós-graduação. O mestrado e o doutorado garantem um rendimento médio de R$ 13.800.
Quando começou a pós-graduação na área de marketing, Letícia Monteiro era executiva de contas em um hotel. Antes mesmo de completar o curso ela foi promovida e seu salário aumentou 30%: “Eu acredito que quando se dispõem a enfrentar funções mais desafiadoras, funções que realmente vão exigir um conhecimento maior, uma bagagem maior, uma responsabilidade maior, o ganho financeiro está ligado a isso sim”.
“O mercado está cada vez mais competitivo, mais exigente e mais rápido. Então, se o profissional tem o conhecimento, ele vai acompanhar as mudanças do mercado, ele vai responder ao mercado de uma forma mais rápida e aí o resultado na empresa vai ser muito melhor. A partir do momento que ele tem esse conhecimento ele consegue ter mais resultado, por isso, acaba sendo melhor remunerado”, afirma Fernanda Schroeder, coordenadora de carreiras do IBMEC.
“O mercado está cada vez mais competitivo, mais exigente e mais rápido. Então, se o profissional tem o conhecimento, ele vai acompanhar as mudanças do mercado, ele vai responder ao mercado de uma forma mais rápida e aí o resultado na empresa vai ser muito melhor. A partir do momento que ele tem esse conhecimento ele consegue ter mais resultado, por isso, acaba sendo melhor remunerado”, afirma Fernanda Schroeder, coordenadora de carreiras do IBMEC.


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