quinta-feira, 7 de maio de 2015

Sustentabilidade Empresarial: Uma oportunidade para novos negócios



Os modelos de consumo, produção e desenvolvimento escolhidos por nós desde a revolução industrial tem desencadeado uma série de desigualdades, concentradas, principalmente, na distribuição de renda e no decesso aos direitos, garantias e condições fundamentais para a sobrevivência digna do ser humano. Neste sentido, o conceito de desenvolvimento sustentável surge propondo um novo paradigma ético e holístico da ação humana. Isso permeia todas as pessoas e setores da sociedade, e passa, necessariamente, pelo re-posicionamento político-estratégico e pela adoção de novas práticas, principalmente, no setor empresarial. 
Das cem maiores economias do mundo, cerca da metade são de corporações mundiais, portanto, é preciso repensar o significado do papel do empresariado, buscando ir além 2 da geração de riqueza material, de forma que as empresas também exerçam a sua sustentabilidade empresarial, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável da humanidade. Para se efetivarem, as políticas e práticas de sustentabilidade empresarial devem, necessariamente, atender simultaneamente aos critérios de relevância social, prudência ecológica e eficiência econômica. 
Isso deve estar refletido em estratégias e práticas éticas e sustentáveis de ecoeficiência e responsabilidade social. Está aí, o maior desafio ao empresariado neste século XXI: conciliar crescimento econômico, preservação do meio ambiente e equidade social. É neste sentido que se torna cada vez mais necessária a reflexão, disseminação e proposição de ideias e práticas que tornem realidade a sustentabilidade empresarial.

Trecho do artigo Sustentabilidade Empresarial: Uma Oportunidade Para Novos Negócios, de Bruno Pagotto Zambon. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário