segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Pós-graduação é diferencial competitivo


Foi-se o tempo em que possuir um diploma de graduação era diferencial competitivo. Com o desenvolvimento do mercado, cada vez mais acirrado, aqueles que não têm pós-graduação estão – salvo alguma sorte ou talento muito diferenciado – fadados a ocupar posições operacionais, com baixa possibilidade de deslanchar na profissão.


O motivo é simples. Além de focar em sua área de atuação específica, o profissional que aposta em um curso de pós-graduação desenvolve competências, aprende ferramentas que rendem melhorias reais ao cotidiano das empresas, atualiza os conhecimentos e amplia o networking.

Uma pesquisa coordenada pelo economista Marcelo Neri confirma a aderência do mercado a esta modalidade de estudos. De acordo com o documento, os profissionais que brasileiros que possuem alguma pós-graduação têm salários, em média, 66% superiores aos que são apenas graduados. 

A pesquisa revela, ainda, que devido à maior possibilidade de o profissional pós-graduado gerar retorno às empresas, eles são os mais indicados a promoções e os que mais recebem convites para integrar o quadro operacional de outras organizações.

Na avaliação da consultora organizacional Maria Beatriz Faria Alves, especializar-se é fator básico para desenvolver a carreira e conquistar melhores posições no mercado de trabalho. “As empresas buscam os profissionais mais preparados. Com a pós certa, o profissional pode ter o salário dobrado”, diz.

A afirmação da consultora não é apenas analítica. É prática. Graduada em psicologia e especializada em Gestão de Micro e Pequenas empresas, Maria Beatriz é aluna da pós-graduação em Gestão da Inovação em Empresas do Ietec. Ela acredita que o curso dará um novo impulso à carreira. 

Ela explica que a economia globalizada acirra a concorrência do mercado. Para se tornarem mais competitivas, as empresas precisam de profissionais qualificados para integrar o quadro de funcionários. Do contrário, as organizações irão ao mercado buscá-los. O mesmo acontece com os consultores. Caso eles não possuam o conhecimento necessário, as empresas procurarão por outros.

O CIO da Teksid, Wellington Coelho, concorda. Também aluno da pós-graduação em Gestão da Inovação em Empresas, ele afirma que as organizações detentoras de profissionais pós-graduados estão à frente dos concorrentes. “Na realidade, a graduação superior tornou-se um requisito básico para o preenchimento de vagas disponíveis nas empresas. Já a pós-graduação ou um MBA passa a ser um diferencial”, afirma.

Além disso, ele ressalta que a troca de informações, experiências, conhecimentos e o benchmarking que é feito pelos participantes durante os cursos são aproveitados de maneira bastante positiva dentro das empresas. “É uma relação em que todos são beneficiados”, afirma.

Experiente na área, o CIO diz que a pós-graduação em Gestão da Inovação em Empresas irá prepará-lo para auxiliar na apresentação e na condução de ações que propiciem alavancar as motivações necessárias para o gerenciamento de projetos com foco na inovação em diversas áreas na empresa e, dessa forma, contribuir para que a Teksid continue como líder em resultados no seu segmento.

“Busco a formação necessária para ser um instrumento de fortalecimento da cultura da inovação como um fator a mais de competitividade da Teksid”, observa.

Cabe ressaltar que a empresa é uma das indicadas ao Prêmio AutoData na categoria Inovação. O prêmio é o mais importante reconhecimento do mercado automobilístico.

Na avaliação do coordenador de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Magnesita, Leonardo Martins do Monte Lima, os benefícios de cursar uma pós-graduação são muitos. Ex-aluno da pós em Engenharia Ambiental do Ietec e atualmente cursando Administração de Projetos, ele, que tem cerca de 2,5 mil funcionários sobre sua responsabilidade, comenta que alinhar o conhecimento técnico ao gerencial é uma das principais vantagens.

“É importante dominar a prática do negócio, entretanto, conhecer as questões administrativas e gerenciais, principalmente com relação aos recursos humanos, é fundamental”, diz. Ainda segundo ele, o curso permitiu o conhecimento de ferramentas capazes de identificar melhor as competências e o perfil dos funcionários com quem trabalha.

Com relação ao curso Administração de Projetos, ele afirma que o principal benefício será entender as ferramentas da gestão de projetos para coordenar melhor os trabalhos desenvolvidos pelo setor em que atua.

O funcionário “multiespecialista”, que desempenha funções diversas e conhece tanto a prática quanto a parte gerencial do trabalho, também foi citado pelo gerente de Obras da Direcional Engenharia, Luis Roberto dos Santos. 

Na avaliação do gerente de Obras, não há dúvidas de que as empresas procuram profissionais com diversas habilidades, tecnicamente e gerencialmente preparados. Além disso, de acordo com ele, as pessoas que investem na carreira e demonstram vontade de ascender profissionalmente são muito valorizadas pelas corporações.

“A empresa vê com bons olhos o empregado que investe em cursos de pós-graduação ou MBA. Este profissional mostra que está antenado ao mercado e que se preocupa com seu futuro. Além disso, se um recrutador estiver entre dois profissionais, um com pós-graduação e outro apenas com diploma de graduação, qual ele irá escolher? O que possui pós, claro”, prevê.

Outro ponto levantado por Santos é a atualização dos conhecimentos. Segundo ele, ao cursar uma pós-graduação o profissional aumenta suas chances não só de receber um salário ou uma promoção, mas de garantir sua posição na empresa.
Matéria original redigida por Tatiana Moraes para o site http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1039 em 18/01/2016 as 19:50
Revista Ietec - No. 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário