quinta-feira, 16 de julho de 2015

Pesquisa vai revelar o perfil do profissional de Administração no país

Levantamento promovido pelo CFA vai traçar um raio-x da profissão; Administradores, tecnólogos da área de Administração, professores e empresários poderão responder o questionário da pesquisa a partir da segunda quinzena de julho



Analisar cenários e identificar tendências para a profissão do Administrador no país. Esses são os objetivos da “Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Profissional de Administração 2015”. A pesquisa, realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), está em sua sexta edição. O trabalho ficará a cargo da Fundação Instituto de Administração (FIA).
Por meio da pesquisa, será feito diagnóstico da situação existente. As fases qualitativas da pesquisa já aconteceram. Nesta etapa, foram realizadas entrevistas em profundidade, aplicadas aos líderes de empresas inseridos e atualizados quanto a realidade do mercado de trabalho. “Nesta fase identificamos o perfil das organizações – características como o tipo de profissional mais requisitado pelos empregadores –, as tendências e perspectivas, enfim, o panorama geral do mercado para os profissionais de Administração”, explica o Diretor de Formação Profissional do CFA e Coordenador da Pesquisa, Mauro Kreuz.
Agora o estudo segue para sua segunda etapa, a quantitativa. Nesta fase, a participação massiva dos profissionais de Administração é indispensável para o resultado final da pesquisa: o retrato fidedigno da realidade dos profissionais. Em breve, o questionário estará disponível no portal do CFA que vai traçar o perfil contemporâneo desses profissionais.
“A pesquisa vai atender os Administradores e Tecnólogos em Determinadas Áreas da Administração. Além disso, vai buscar informações sobre o ensino da Administração, vai antecipar tendências, entre outros”, disse o presidente do CFA, Sebastião Luiz de Mello, lembrando que a participação de todos é muito importante. “Todos ganham ao responder a pesquisa, pois ela vai traçar um raio X da profissão, além de aprimorar dados com relação ao perfil, formação, atuação e oportunidades de trabalho do Administrador”, ressaltou ele.
O questionário da pesquisa estará disponível até o dia o final de julho. Após isso, os dados serão analisados e o resultado final da pesquisa está previsto para ser divulgado em setembro, mês em que o Sistema CFA/CRAs celebrará o Jubileu de Ouro da Administração.

Outras edições


A última edição da pesquisa foi realizada em 2011. Naquele ano, o trabalho identificou que o profissional de Administração, em sua maioria, é do sexo masculino, jovem, com renda mensal entre 3,1 a 10 salários mínimos, empregados de empresas de grande porte do setor privado. Naquele ano, a pesquisa ouviu mais de 21.110 pessoas em todo o país entre Administradores, professores e coordenadores do curso de Administração e empresários. Apesar do levantamento apontar que a maioria – 65% - é formada por homens, a pesquisa revelou que participação feminina é crescente na profissão, tendo elas atingido 35% de participação em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário