segunda-feira, 20 de julho de 2015

Vale a pena fazer um MBA? Você Sabia?

Faz diferença ter no currículo um curso de MBA? Um Master of Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios) facilita o caminho para quem quer chegar ao topo das empresas? Estas são algumas das dúvidas de quem está dentro das empresas. 


Os consultores são unânimes em reconhecer as habilidades que um curso como este acrescenta. “Um profissional com MBA está aberto para mudanças e se adapta facilmente a novos projetos. Tem menos medo de arriscar, e de errar. E também tem mais segurança nas decisões, pois elas estão embasadas na sua formação mais completa”, diz Carlos Faccina, consultor de carreira e responsável pelo blog Carreira 2.0, da revista Época NEGÓCIOS.
Não há dúvida que um MBA é a primeira opção de gestores que querem valorizar “seu passe” no mercado. Os tipos mais populares são em Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Contabilidade. Mas como saber qual deles se encaixa melhor no seu currículo? “O objetivo principal de um MBA é ensinar o estudante a olhar a sua área de atuação como um negócio”, diz Juliana Nunes, diretora da Asap, empresa de recrutamento e seleção de executivos. Há cursos mais técnicos, mas na maioria dos casos a grande contribuição dessas especializações é a visão mais ampla do negócio e a capacidade de pensar estrategicamente.
Um MBA não deve ser feito simplesmente pelo modismo. O retorno profissional deve ser avaliado criteriosamente. Se esse não for o seu caso, talvez seja melhor buscar outro curso de especialização. “Um MBA valoriza a carreira quando o profissional sabe aproveitar o conhecimento adquirido nas experiências de trabalho. O curso sozinho não faz milagre”, diz Edson Rodriguez, especialista em gestão profissional e sócio da Your Life, consultoria que oferece gestão de carreira e finanças.
Ainda que esteja convicto de que o MBA é o melhor a fazer, é importante estar ciente de que este tipo de curso não serve para sanar as limitações de uma graduação mal feita. “Esse espaço é mais dedicado à orientação e aplicação de conceitos do que ao ensino”, diz Faccina. Consultores sobre carreira costumam recomendar esses cursos para profissionais que já tenham experiência no mercado e que almejem um cargo gerencial, se já não o ocupam. O ideal é que a experiência na empresa seja levada para as aulas e sirvam como estudo de caso, e que os conceitos debatidos no MBA possam ser levados para o mercado, simultaneamente”, diz Andrea Huggard-Caine, da consultoria de RHHuggardCaine.
Outro ponto destacado pelos especialistas é a troca de experiências que estes cursos permitem. “Uma situação adversa que um dos alunos tenha vivido pode ser levada para a aula para que todos discutam qual seria a melhor solução”, explica Juliana Nunes, da Asap.
É importante destacar que não há uma regra definida para todo tipo de profissional. Um curso mais técnico pode ser seguido de outro com foco em gestão. Um engenheiro, por exemplo, buscará inicialmente especializações técnicas mais focadas no seu trabalho. Mas ao assumir um cargo gerencial, por mais experiente que ele seja, novos desafios aparecerão, e um MBA em gestão pode ser a melhor opção neste caso. “MBAs são recomendados para quem tem alguma responsabilidade de gestão, já que geralmente 15% das disciplinas são focados em áreas mais técnica, como macroeconomia, estatística e conceitos desse mundo, e 85% são focados em liderança, equipe, desenvolvimento de ideias e produtos, que são competências atreladas ao trabalho do gestor”, diz Faccina. “Um médico dono de uma clínica não entende de administração. Um advogado dono de escritório não sabe, necessariamente, administrá-lo. Eles podem fazer um MBA”, afirma.
Investimento de tempo e dinheiro


O custo e a dedicação exigida por um MBA é grande. No Brasil, o preço de um MBA, que normalmente dura entre 18 e 24 meses, é de aproximadamente R$ 20 mil por ano. Durante este período é indispensável que o aluno invista boa parte do seu tempo no estudo. “As pessoas menosprezam as horas de dedicação necessárias durante MBA. O estudo não deve ser limitado às aulas presenciais”, diz Andrea Huggard-Caine.
Enquanto no Brasil a maioria dos cursos são feitos à noite ou nos finais de semana, sem afastar os alunos do dia a dia das empresas, nos Estados Unidos e na Europa as opções de cursos são full-time.
Dicas de ouro:
  • Não invente: MBA é uma especialização. O interessante é se dedicar a uma área de estudos com a qual você pretende trabalhar;
  • Conheça: a escola, o corpo docente e as disciplinas do MBA mais interessante para o seu caso. Se for preciso, converse com alunos sobre o curso;
  • Dedique-se: saiba que a dedicação para um MBA não se resume ao tempo gasto nas aulas presenciais. A demanda de leitura e produção de textos é grande. Você até pode tentar ignorá-la, mas isso prejudicará o seu resultado num curso que não é barato;
  • Avalie: há vários rankings que classificam os MBAs disponíveis no mercado. Veja como estão avaliadas as instituições que apresentam opções mais razoáveis para o seu caso;
  • Saiba: um MBA não pula etapas na vida profissional de quem o faz, mas sim alavanca o seu desenvolvimento. O MBA é um meio, e não um fim.

Matéria retirada do site http://epocanegocios.globo.com 

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