Escolher a pós-graduação certa pode ser motivo de dúvidas e incertezas para muitas pessoas. Se você é uma delas, relaxe: isso é normal. É um passo importante em sua carreira profissional, e por isso, é natural que você sinta um pouco de insegurança ou que queira pensar nisso com cuidado.
O primeiro passo para escolher a pós-graduação ideal para as suas necessidades é justamente o que você está fazendo neste momento: procurar informações. Pesquise, leia muito, converse com outros profissionais e, principalmente, com pessoas que fazem ou já fizeram a pós-graduação que você gostaria de cursar.
A seguir, apresento alguns pontos importantes para ajudar na sua escolha.
metas para escolher a pós-graduação

Determine seus objetivos profissionais antes de escolher a pós-graduação

Com tantas opções e ofertas de cursos de pós-graduação, com o investimento em marketing que muitas instituições de ensino realizam, e com a competitividade acirrada do mercado de trabalho, não é muito difícil encontrar atualmente uma pessoa que diga algo como “fiz uma pós-graduação que não me serviu para nada“. Você provavelmente deve conhecer alguém assim.
Para evitar esse tipo de frustração, antes de escolher uma pós-graduação é preciso determinar com clareza quais são os seus objetivos profissionais.
No livro Alice’s Adventures in Wonderland, de Lewis Carroll, o Gato de Cheshire dá um importante conselho à Alice:
“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.
E é exatamente isso!
Um mestrado acadêmico irá ajudar em sua carreira na área de vendas tanto quanto um curso de natação.
Uma pós-graduação deve ser vista como algo absolutamente necessário em sua carreira profissional para atingir uma meta pré-definida. Deve ser uma escolha consciente e muito ponderada. Não adianta cursar uma pós-graduação e apenas após a sua conclusão começar a se preocupar com o que irá fazer na vida.
Cada curso de pós-graduação é destinado a um objetivo específico e, por isso, é preciso primeiro decidir quais são os seus objetivos profissionais para conseguir realizar a escolha do curso de pós-graduação a partir deles.
Você gostaria de ser aprovado em concurso público para professor universitário? Sente-se realizado em uma sala de aula? Gostaria de trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias? Gostaria de trabalhar com vendas? Com consultoria? Ou com liderança de equipes?
Aquelas discussões sobre “pra quê serve a pós-graduação” ou então os depoimentos do tipo “fiz pós-graduação e não me serviu pra nada“, na grande maioria dos casos, são originados por pessoas que não souberam escolher o curso de pós-graduação mais apropriado para o seu perfil ou para suas aspirações profissionais.
O curso certo, realizado no momento certo, planejado de forma a atingir um objetivo profissional, com certeza tem tudo para alavancar a sua carreira.
escolher a pós-graduação lato sensu

Quando escolher a pós-graduação lato sensu

Os cursos de pós-graduação lato sensu assumem a função de educação continuada, com objetivos profissionalizantes de aprofundar seus conhecimentos, aperfeiçoar a competência teórico-prática da área de formação e atender às demandas reais e dirigidas do mercado de trabalho.
A expressão em latim “lato sensu” significa “em sentido amplo” e, como o próprio nome sugere, os cursos de pós-graduação lato sensu são destinados a vários tipos de carreiras, e englobam desde cursos de especialização até os MBAs (Master in Business Administration) e Masters. Sua aplicação é mais prática, voltada para o mercado de trabalho corporativo.
A exigência mínima para ingresso é a apresentação do diploma do curso de superior, mas também pode ser solicitada entrevista ou análise do currículo, de acordo com os requisitos estabelecidos no edital de cada curso.
A duração mínima é de 360 horas, não podendo ser computados nesse tempo itens como estudo individual ou trabalhos em grupo, sem assistência docente, ou o tempo reservado para elaboração do trabalho de conclusão de curso ou monografia. Vale lembrar que a duração poderá ser maior, de acordo com o projeto pedagógico do curso.
Esse tipo de especialização só pode ser oferecido por instituições de ensino superior credenciadas e em suas áreas de competência, experiência e capacidade instalada.
Atualmente, nos processos seletivos para empresas multinacionais de grande porte, raramente aparecem candidatos que não tenham continuado os estudos depois da graduação. Com a profusão de cursos e a crescente exigência por qualificação do mercado de trabalho, esses títulos de especialização passaram a ser apenas mais um ingrediente na equação.
Diante disso, além de ter feito a especialização, as empresas procuram avaliar a habilidade de colocar em prática o conhecimento obtido nas aulas. Assim, os recrutadores questionam de que maneira a pessoa aplicou o conhecimento adquirido na pós-graduação, e pedem exemplos concretos desta aplicação.
Matéria retirada do blog http://posgraduando.com em 09/11/2015 as 12:03 Confira a matéria completa: http://posgraduando.com/como-escolher-pos-graduacao-certa-para-voce/